Somente o dinheiro não é capaz de resolver seus problemas financeiros

POST_DEZEMBRO_06.12

Postado Originalmente em financasforever

O seu sonho é ser rico? Nós já falamos sobre isso neste post aqui, mas ter uma fonte de renda generosa todos os meses envolve também evitar problemas financeiros ao administrar seu patrimônio. Afinal, por mais dinheiro que você faça trabalhando e investindo, há sempre a necessidade de controlar gastos e saber exatamente a melhor forma de administrar o seu dinheiro. Disciplina financeira é uma habilidade que devemos adquirir com o tempo e por meio de muito planejamento, organização e controle. Quer saber como colocar isso em prática e resolver seus problemas financeiros? Confira nossas dicas:

Saiba exatamente quanto ganha e quanto gasta todo mês

Isso pode parecer uma dica sem muita originalidade, mas você se surpreenderia com o número de pessoas que gastam sem controle, muitas vezes indo bem além daquilo que recebem no mês. Para ter disciplina financeira, é preciso saber exatamente quais são seus gastos e fontes de renda. Só assim é possível ter noção exata de sua situação financeira e começar a economizar.

Guarde uma parte do dinheiro já no início do mês

E por falar em economia, nada de esperar chegar o final do mês para aplicar em seus investimentos e guardar um pouco de dinheiro. Se você deixa para poupar apenas o que sobrar, é bem provável que você não conseguirá poupar nada. Ter um colchão financeiro com o qual contar é imprescindível, por isso aproveite para fazer isso assim que recebe. Trace uma meta (por exemplo, 15% de sua renda) e invista assim que estiver com dinheiro em conta. Dessa forma, você evita a tentação de gastar esse dinheiro em outras coisas.

Priorize seus gastos para resolver de vez seus problemas financeiros

Aprenda a priorizar as contas e gastos mais importantes. Por exemplo, se você está endividado, aproveite para solucionar primeiro esse problema antes que ele vire uma bola de neve. Em vez de fazer compras desnecessárias e aumentar ainda mais suas dívidas, priorize a quitação das dívidas atuais e saia do vermelho. Quer dicas sobre como fazer isso? Confira este nosso outro postclicando aqui.

Antes de comprar, pergunte-se: “preciso mesmo disso?”

É muito comum comprarmos por impulso, mas uma rotina de vida consumista não é (e nunca será) a melhor forma de resolver seus problemas financeiros. Por mais que você tenha uma boa fonte de renda todos os meses, é preciso comprar o que você realmente precisa, deixando algumas economias para o futuro. E uma estratégia inteligente para lidar com as compras é por meio da comparação de preços. Compare, pesquise e reflita sobre suas necessidades antes de concluir uma compra. Assim, fica mais fácil administrar seus gastos.

Evite parcelar suas compras

Compras parceladas são grandes inimigas de quem está tentando resolver seus problemas financeiros. E o cartão de crédito é o mais usado nessas horas. Para evitar endividamentos desnecessários, procure comprar à vista sempre que possível, utilizando o cartão de crédito de forma mais inteligente. Quer mais dicas sobre como utilizar corretamente o cartão de crédito? Veja o nosso post aqui.

Utilize a tecnologia a seu favor

Não negligencie o que a tecnologia pode fazer por você! Esqueça as planilhas financeiras do Excel e experimente aplicativos como o Meu Dinheiro Web, por exemplo, que podem te ajudar a mapear gastos, traçar metas financeiras, identificar áreas problemáticas em suas contas pessoais, entre outras funções.

Invista em bem-estar e saúde

Investir em atividades que te trazem saúde física e mental é essencial para evitar doenças, se manter produtivo e garantir o melhor uso possível de seu patrimônio. Por essa razão, não deixe de fazer esportes e de alocar tempo e dinheiro para atividades de lazer com a família e com seus amigos. Essas são formas de se manter jovem e motivado(a) para trabalhar e ter mais qualidade de vida!